Continuo tentando dar tempo ao tempo. Mas isso é algo muito complicado e me sinto frustrado boa parte do tempo.
Continuo estudando alemão. Acho que sou muito exigente comigo mesmo e não fico satisfeito com meu progresso, sempre acho que podia ter feito mais. É que daqui a pouco vai fazer um ano que estou estudando a língua e me sinto muito aquém de onde eu poderia estar. Fico pensando que eu devia ter tirado dois dias da semana para estudar uma hora e meia, estudar mesmo. Ler gramática, fazer exercícios, praticar, praticar, praticar. Mas só fiquei fazendo 30 minutinhos diários de Duolingo e outros sites, nunca fiz um estudo mais aprofundado. Acho que é isso que está me faltando para seguir pro próximo nível.
Ainda assim estou orgulhoso de mim mesmo por não ter desistido, ainda esta persistindo em aprender uma nova língua... aprender uma língua não é difícil é somente demorado - e cansativo. O mais importante de aprender uma outra língua é achar motivação e paciência. Vou ser fluente em alemão, é só uma questão de tempo.
O ano está terminando e começo a sentir aquela inquietação... queria ter feito mais esse ano - e quero me programar para fazer mais ano que vem. Recebi mais incentivos para fazer o mestrado, ainda quero fazer minha viagem pra Alemanha. Continuo tentando juntar dinheiro. Trabalhei no ENEM, no ENADE, estou tentando cortar gastos desnecessários...
Queria escrever mais, só que tá tarde. Vou dormir, quero ter um dia produtivo e não um dia de zumbi.