O ano está terminando e é aquele momento de parar para fazer o balanço. E preciso dizer que foi um ano difícil... então coloca a trilha sonora e vamos ver o que deu certo e o que deu errado esse ano.
Na minha lista de metas eu separei as coisas do alemão e demais atividades... então vou começar a falar pelo alemão.
Não consegui fazer tudo o que planejei... o que não é nenhuma novidade. Estudei alemão todos os dias, nem que fosse alguns minutos para completar a pontuação no Duolingo. E de acordo com o Duolingo, estou a 531 dias estudando alemão... não estou nem perto de conseguir me comunicar no idioma, mas já estou muito longe de onde comecei. Percebi isso claramente no novo curso que comecei no Rosetta Stone - terminei a primeira unidade sem nenhuma dificuldade e sem nenhuma novidade... o mesmo vale para o curso que comecei no Memrise. A facilidade que estou tendo nesses cursos mostra que o básico eu já aprendi.
Acredito que cheguei num momento em que preciso pegar mais firme nos estudos para conseguir fazer avanço. Estudar uma boa gramática e, acima de tudo, colocar o que estou aprendendo em prática. Preciso tentar escrever e falar mais... esse será um dos meus projetos para 2017.
2016 foi um ano em que aconteceu bastante coisa que eu não estava esperando - muitas vezes algo ruim - e me atrapalharam muito. Mas tudo o que aconteceu me ajudou a perceber que eu consigo fazer muita coisa... e que eu não preciso ter medo. Fiz bastante coisa sozinho, algumas até meio assustadoras.
Agora que parei pra analisar... 2016 foi um ano que me fez crescer. Cresci muito... me fez perceber que tenho poucos amigos, mas os que tenho são bons. Me fez ver (não que eu não soubesse) que o mundo não é bonito nem justo. Nessa semana aconteceu uma coisa que me fez crescer ainda mais... uma coisa que me fez perceber que eu não tenho que ter medo de mudança. Sair da zona de conforto é assustador porque você tem que encarar o desconhecido... e a gente tem medo do que não conhecemos.
Por isso que eu gosto de manter um blog... havia planejado escrever algo totalmente diferente hoje e a reflexão que comecei aqui me levou para um lugar totalmente diferente.
Dessa vez não farei nenhuma lista de metas para 2017 - farei uma promessa mais ampla: em 2017 quero sair mais vezes da minha zona de conforto. Quero enfrentar coisas que me assustam.
Quem sabe assim coisas boas aconteçam... tenham um feliz natal e ano novo!