domingo, 24 de novembro de 2019

Vontade de aprender.

Sinto tanta frustração porque queria saber fazer várias coisas e não tenho a habilidade necessária... muitas das vezes o que é preciso é paciência e prática. Ai a minha ansiedade não deixa eu progredir. Venho vendo alguns vídeos no youtube e pensando sobre as coisas que gosto e me veio na cabeça uma lista de coisas que eu queria saber fazer e que, talvez um dia, vou aprender a fazer.

A primeira coisa é falar outras línguas. Já estudo alemão a um tempo e comecei o francês no Duolingo. Queria ser fluente em várias línguas, acho uma coisa tão bela. Uma das maiores demonstrações de erudição, na minha opinião. Ao menos quando se pensa a nível de Brasil onde ninguém tenta falar outra língua (quando muito fazem muito mal feito até o intermediário de inglês). LIBRAS também é uma língua que tenho muito interesse e acho que é algo que deveria ser ensinado nas escolas. De forma geral eu acho que o ensino de línguas estrangeiras deveria ser muito mais pesado nas escolas, começando bem cedo. Usando as metodologias corretas eu acho que é totalmente possível ensinar línguas nas escolas (talvez não a "falar" perfeitamente, mas saber ler, escrever e compreender). 

Queria muito tocar piano/teclado. Cheguei a começar a estudar, mas parei. Adorava. Tinha dificuldade em desenvolver a mão esquerda, meus braços ficavam todo doloridos quando fazia aula de piano (eu era muito fraco e as teclas são bem pesadas). Chegou uma época em que eu ia e vinha a pé do conservatório e começou a ficar cansativo além de ter que fazer as aulas de canto e coral que eu odiava. Ando pensando em comprar um teclado e voltar a treinar.

Encomendei a caneta tinteiro e me passaram um curso online de caligrafia. Gosto de escrever cartas e acho um charme uma caligrafia bonita. Encomendei um kit lindo no WISH. Ele é completo: caneta tinteiro, várias pontas diferentes, cera e carimbo para selar as cartas, além da vela e da colher para derreter a cera, vem o vidro de tinta e também um suporte para a pena. Esse kit é bem ornado e por isso também comprei um simples: um cabo simples e as pontas da caneta. Falta de material não vai ser, vou só precisar de disciplina para fazer o curso.

Costurar. A internet me levou a conhecer um canal de uma moça que faz roupas antigas tentando ser o mais fiel aos materiais e métodos da época da roupa que ela estiver confeccionando e ela discute muito sobre qualidade, moda, consumismo... me apaixonei por ela. E me deu uma vontade enorme de aprender a costurar. Não tenho nem intenção de fazer uma roupa inteira do zero, mas queria saber fazer o básico. Também amaria fazer tricô e crochê e bordar. 

Cozinhar é uma habilidade básica que todas as pessoas deveriam aprender. É algo essencial, é básico de sobrevivência. Atualmente eu até que consigo me virar com alguma coisa simples, mas queria aprender (ou a ter confiança para) fazer coisas mais elaboradas. 

Queria saber mexer nas máquinas do meu pai. Torno, solda e afins. Já pedi pra ele me ensinar a mexer no torno uma vez e ele disse que ia... e nunca ensinou.

Queria escrever mais, mas agora tenho que correr... é sempre assim. Quando tenho um assunto que eu gostaria de desenvolver com mais calma e mais zelo o universo conspira e manda eu fazer as pressas. 
A lista de desejos é longa... por isso, a promessa é que ano que vem vou tentar organizar meu horário para estudar e praticar um pouco dessas coisas e ver se consigo desenvolver minhas habilidades. Quem sabe descubro novos hobbies.


sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Um feriado chuvoso.

Existe uma lenda sobre uma pessoa que aparece um dia aqui a cada ano e escreve algumas promessas e também escreve como ele não conseguiu cumpri-las. Hoje é um desses dias.

Houve uma época que meu blog era diário. Assuntos totalmente aleatórios e com muito mais erros por falta de revisão (não que hoje eu revise alguma coisa).  Eu realmente gosto de como meu blog vi captando pedaços da minha vida e depois eu leio e lembro de como era a vida... as vezes melhor, as vezes pior. O mais importante é que me dá uma noção de que eu mudei, de que o tempo passou, de que as coisas mudam.

Mas para falar sobre os últimos planos que escrevi na entrada anterior: quase atualizei as leituras... e ai descobri um canal no youtube que me fez ficar quase um mês só assistindo a vídeos e ai tudo se acumulou novamente. Atualmente estou com cerca de dez livros na filha de leitura. Tenho esperança de por em dia ainda esse ano (ao mesmo tempo que acho que não vai rolar).

Minha fatura caiu bastante... ficou perto dos 500 reais que eu havia estipulado. Acredito que mês que vem eu vou conseguir manter o valor. Provavelmente não vou conseguir juntar os dez mil reais até dezembro... mesmo trabalhando bastante. Tem uma possibilidade de eu pegar mais turmas e alunos em breve, vai ser um bom adicional no pagamento. Mas ainda não vou chegar nos dez mil. Mesmo assim tenho pensado bastante em tirar a carteira de motorista mesmo antes de atingir o valor que eu queria.

Continuo gordo.

Natal chegou. Com o tempo passei a achar uma época muito melancólica e depois que minha mãe morreu se tornou uma época muito depressiva. No último natal que minha mãe estava viva não fizemos nada (na verdade ela voltou do hospital depois da cirurgia no dia 24 ou 25, não lembro direito). Nos anos seguintes fizemos menos ainda. No primeiro natal depois da morte dela eu cheguei a enfeitar a casa, no último não fiz nem isso. Nesse eu não devo fazer também.

Agora vou aproveitar a noite de chuva pra ler um pouco. Afinal, tenho muita leitura pra por em dia.



"Chegou à conclusão de que era um monstro, separado do resto da humanidade. Caiu sobre ele uma tristeza tremenda..."