sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

PROSPECTO


A pandemia bagunçou todo o calendário. Como a pandemia começou no início de 2020 (pouco depois Carnaval, então pode-se dizer que o ano nem tinha começado) parece que tivemos 2019.1 e 2019.2. Ao menos essa é a minha percepção do tempo. Sem poder comemorar nenhuma data a marcação do tempo realmente ficou comprometida. Meu (então recente) ritual de marcar o início do ano com base no meu aniversário e não no dia 1° de Janeiro também esvaneceu. 

Quero tentar voltar a viver (pós-pandemia onde a pandemia ainda não acabou). Por isso vou voltar o inicio do ano para o calendário romano mesmo e já vou fazer a minha lista de desejos para o ano que começa.

Consegui colocar os livros da TAG em dia (que era o meu objetivo de 2021). Para o ano que vem quero não deixar as leituras se acumularem. Não pretendo ler 40 livros como esse ano... Vou manter os dois mensais da TAG em dia, um do clube de leitura e preciso ler uns que estão na minha estante. Tentarei aproveitar Janeiro para ler o máximo (dos livros da estante) para depois ter mais tempo livre.

Quero botar as séries que gosto em dia, algumas até recomeçar do começo porque nem lembro mais do que havia acontecido anteriormente. Entre elas: DARK, His Dark Materials, The Walking Dead, Westworld, 3%, American Crime Story, Ratched e muitas outras... Esse ano acho que só assisti American Horror Story, O Conto da Aia e Squid Game.

Os filmes terão mais presença na minha semana também. Assisti muita pouco coisa nesses últimos anos e isso é bem incomum pro meu padrão. Então ao menos um filme por semana eu vou incluir na minha rotina. 

Quero continuar com os exercícios físicos. Gosto do crossfit, me faz bem. Estava indo quatro vezes na semana, agora nas férias estou indo de segunda a sexta. Não sei como vão ser meus horários no trabalho ano que vem, mas vou tentar manter ao menos os 4 dias. 

Cozinhar já virou uma realidade pra mim. Costumo cozinhar na segunda o almoço e janta da semana inteira. Gosto de sentar, descascar e picar as coisas (enquanto ouço um podcast). É terapêutico. Aos poucos estou ampliando meu repertório de receitas... Não vou me tornar um chef, mas vou progredindo aos poucos e evito os ifoods frequentes. Então o plano é manter essa rotina. 

Quero escrever mais, talvez esboçar algumas crônicas, alguns contos ou até arriscar algum romance. Quero desenhar e tentar aprender a usar tinta aquarelável. Quero fazer alguns projetos em crochê. Quero tentar fazer encadernação de livros (já tenho um diploma no assunto de tanto assistir vídeo no youtube) e quero aprender a costurar. 

Preciso juntar dinheiro porque quero viajar. Ouro Preto é um destino que quero regressar desde a minha viagem pra lá em 2013 e de lá quero dar um pulo em Inhotim. A Janine quer que eu vá visitá-la em Curitiba e eu também gostaria de ver a Nina lá em Santos de novo. Além disso tenho o sonho de visitar os Lençois Maranhenses... É certo que não vou poder ir para todos esses lugares, mas ao menos um destino eu gostaria de conseguir ir para descansar.

Ah! e quero celebrar. Quero fazer festa - não é para ser um LollaPalooza. Nada do tipo. Quero fazer alguns pequenos encontros com os amigos nas datas comemorativas. Ou quem sabe só eu mesmo com meus gatos... Quero datas especiais pra ajudar a marcar o tempo e não sentir que o ano passou sem eu ver...


segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

RETROSPECTO

E mais um ano passou. Ou algo assim. É fato que esses últimos anos passaram voando e a sensação é de que não passou tempo algum, o dia se esticou, caiu a noite e quando a manhã veio já era dois anos depois. É uma loucura como a nossa noção do tempo pode ser distorcida.

Mas um ano passou. Foram 365 giros do planeta Terra em torno de si mesmo e uma volta completa ao redor do sol. Não foi um ano memorável, não foi um ano produtivo, não foi um ano com grandes acontecimentos na vida pessoal. Foi um ano de viver um dia depois do outro, acordar, levantar, trabalhar, aguentar o dia, dormir e repetir o ciclo. Não vou dizer que foi um ano ruim. Foi um ano que fiz o que deu pra fazer, e o mais importante foi tentar sobreviver. Desde ano passado que meu maior objetivo era não ser contaminado pelo COVID-19 e consegui ter sucesso nisso.

Entre os hiatos da rotina consegui ler bastante. Foram 41 livros (estou contando os dois que ainda vou terminar antes do dia 31 de dezembro). E a leitura era o meu maior (e acho que único) plano para 2021. Queria por meus livros em dia, achei que conseguiria isso até o meio do ano... precisei de mais tempo, seis meses a mais. Atualmente estou lendo o livro desse mês da TAG e depois lerei um livro que a TAG enviou em dezembro do ano passado e ai estarei "em dia". Minha lista de leitura ainda tem vários outros títulos esperando para serem lidos, contudo por os da TAG em dia já me faz considerar missão cumprida. 

Comecei o ano no crossfit, fiz por três meses, veio o lockdown e parei. Voltei depois de tomar a segunda dose da vacina e essa semana fez dois meses que estou me exercitando novamente. Uma caminhada de cerca de 35 minutos pra ir e 35 minutos para voltar, seis quilômetros no total. Não tenho focado na balança, me pesei uma vez quando comecei e depois outra vez quando já tinha feito um mês treinando. Constatei que perdi quase três quilos. Ainda não me pesei novamente e pretendo fazer isso ainda essa semana... minha silhueta diminuiu um pouco e seria um motivacional constatar que os números na balança também diminuíram. 

Com todo esse tempo de caminhada aproveitei pra ouvir podcasts. Viciei no Calma Gente Horrível, nesses dois meses consegui ouvir mais de 90 episódios (cada um tem em média uma hora de duração). Achei bem interessante, informativo e engraçado. Ao total já tem 111 episódios e vou tentar maratonar até ficar em dia ainda esse mês (provavelmente não vou conseguir, mas até o final das férias é certeza que vou ter terminado). E foquei totalmente nesse podcast e acabei deixando o da TAG de lado, também pretendo retornar a ouvi-lo.

Acho que a última coisa digna de nota sobre o que fiz esse ano é dizer que cozinhei mais. Não sou um cozinheiro incrível, não acho que minha comida seja especial e teve vezes que me decepcionei com o resultado final. Dito isso também não me considero o pior dos cozinheiros. No geral minha comida é normal, gostosa mas não espetacular. Quanto mais cozinho mais ganho confiança e vou ajustando os temperos e tento expandir meu repertório fazendo receitas diferentes.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Tinha esquecido o título

Ensaiei vir escrever algo várias vezes nas últimas semanas e a procrastinação me sequestrou em todas as tentativas. Inclusive já tenho três posts salvos nos rascunhos (pra ser honesto, eu comecei a escrever um e os outros dois eu só coloquei o título que é o suficiente pra me lembrar sobre o que quero escrever depois)

Geralmente eu escrevia na sexta a noite ou final de semana e como agora não estou ficando em casa nos finais de semana acabada ficando complicado escrever. Hoje dei aula até as 22h, nos demais dias estou um tanto cansado de ficar em frente ao PC e vou ler. Durante o dia é impossível eu criar coragem para digitar o que quer que seja. 

Por ser semana de prova eu consegui relaxar um pouco mais, aproveitei para ler e consegui terminar um livro e já estou quase na metade de outro. Amanhã deve chegar os dois desse mês da TAG. Sei que um deles vai ser pequeno e o outro maior (mais de 400 páginas) e ainda tenho que terminar o que comecei e tenho mais um atrasado da TAG de dezembro do ano passado. Assim que esses 4 livros estiverem lidos, vou poder dizer com orgulho que estou atualizado nas minhas leituras.Minhas férias virão uma semana antes do que eu esperava então tem chances de eu conseguir cumprir essa promessa. 

Ainda sobre as leituras: depois de atualizar os da TAG tenho que ler o do meu professor (que tem um personagem em um capítulo que é inspirado em mim!!!) e o do Natan. Também pretendo ler os livros extras que a TAG enviou e que vêm acumulando a uns 2 anos (ao todo são 11 livros, sendo a maioria de contos ou romances bem curtos - ou seriam novelas?)

Ah! e mais uma coisinha sobre as leituras: comecei a fazer "fichamento" dos livros que estou lendo. Coisa simples só pra me ajudar a lembrar mais da história e tenho intenção de escrever pequenas resenhas aqui de cada livro que ler ano que vem. 

Comecei a gostar de cozinhar. É claro que não cozinho todos os dias, geralmente faço comida na segunda que dá pra semana inteiro (ou até quinta, por ai) e vou esquentando no micro-ondas. Ainda assim, segunda feira é um dia feliz. Aos poucos vou tentando outras receitas, ajustando temperos e variando o cardápio. Essa semana fiz strogonoff pela primeira vez e saiu bem gostoso (receita tão simples e que eu nunca tinha tentado). Esse final de semana estou pensando em tentar fazer guiosa de novo, agora seguindo a receita do recheio e não fazendo freestyle como dá última vez. Acho que vou começar a escrever um caderno de receitas também.

Chegando as férias tento escrever os posts que programei...




"Chegou à conclusão de que era um monstro, separado do resto da humanidade. Caiu sobre ele uma tristeza tremenda..."