Gosto da minha profissão, mas odeio meu trabalho. Mais precisamente, odeio minha chefe. O motivo é que ela é uma diretora que não sabe dirigir, ao menos é o que vejo nas minhas turmas. Onde trabalho as turmas são divididas por idade e não por nível de conhecimento e assim gente que sabe alguma coisa fica na mesma turma que as que não sabem nada e isso complica na hora da elaboração da aula porque sempre alguém vai sair prejudicado: os que sabem alguma coisa ou os que não sabem nada. É muito complicado fazer uma atividade que sirva pros dois níveis ao mesmo tempo.
Mês passado começou uma turma nova (mas que ainda tinha alunos "antigos"). Era uma turma que estava indo muito bem, todos no mesmo nível, entrosados, participativos. Ai a diretora decidiu mudar alguns alunos de turma, colocando eles em turmas que estavam muito mais avançadas e os que ficaram receberam novos coleguinhas: muito mais novos, 8-10 anos e que não sabiam nada. Ela não me avisou nada e na hora eu fiquei de novo com o problema de uma turma que já está mais avançada misturada com alunos que não sabem nada ainda. É pra me fazer querer desistir mesmo.
Não vejo a hora de me formar e poder procurar coisa melhor. Mas formar está sendo difícil. Minha orientadora respondeu hoje meu e-mail que eu havia enviado a mais de uma semana... e isso só pra avisar que ainda ia corrigir meu texto. Pelo jeito a coisa não vai acontecer esse semestre. Mas estou me esforçando. Falta tão pouco tempo.
Hoje fiz a prova do ENADE, uma prova obrigatória pra quem está ingressando ou terminando a graduação. Essa prova serve para avaliar a qualidade dos cursos no Brasil. Dura 4 horas, 35 questões fechadas (não lembro quantas de conhecimento geral e específico), 5 abertas (duas de conhecimento geral e 3 de conhecimento específico), mas 9 questões sobre a própria prova. Demorei 3 horas horas pra terminar, já sei que errei uma por falta de atenção... estou no aguardo do gabarito. A maioria de conhecimento específico pedia coisas sobre ensino aprendizado. Coisa que eu vi nas matérias pedagógicas que eu odiava. Não sei se me saí bem.
Ando tendo tantas ideias e planos pro ano que vem, mas se não conseguir passar na faculdade vai ser o ano mais horrível que terei em décadas...
Falta tão pouco tempo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário