quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Zerinho

A saga dos problemas com o PC/Notebook continua. A internet deu pau e hoje meu amigo veio dar uma olhada e constatou que meu roteador pifou. Amanhã vou comprar um novo pra, ao menos, ter internet que preste no meu celular. No notebook acho que o problema vai continuar, só que com o aparelho novo vou conseguir puxar um cabo pra usar no notebook ao invés de ter que ficar revezando um só cabo entre PC/Notebook (como estou fazendo).

Nesse tempo que fiquei sem internet consegui ler as duas edições do Planeta Hulk, Sandman: Noites sem Fim e Batman: A Corte das Corujas. Assisti dois filmes, terminei uma série e já estou na metade de Gotham. Ficar sem internet não é tão ruim assim. Me faz focar em outras coisas. O chato foi que eu estava treinando alemão no aplicativo e ele precisa de internet. Acabei não me dedicando como devia.

Meu irmão separou da namorada. Espero que ele não queira voltar pra casa, não conseguiria conviver com ele sob o mesmo teto novamente. Ele quer comprar meu PS1 e vou vender... já faz muito tempo que não o uso, apesar de gostar de jogar Tomb Raider e Castlevania nele, acho que 100 reais valem mais a pena. Pretendo comprar um videogame novo em breve.

O primeiro mês do ano está acabando. Até que estou satisfeito com o andamento, mas acho que ainda posso aproveitar mais, fazer mais coisas. É o que vou tentar.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Under the Ivy

Agora a pouco tomei um susto com meu celular. Ele apagou e não queria ligar por nada. Andei levando ele pro banheiro na hora de tomar banho e sempre ficou na minha cabeça que ia entrar vapor e fritar os sistemas. E também, quando saio na rua, não coloco ele no bolso, mas no cós da calça e nesse calor, em contato com a barriga sua muito e também fico pensando que ele vai umedecer por dentro. Assim que ele não ligava, abri e vi que ele estava um pouco "melado", já estava fazendo os planos de levá-lo para assistência técnica e lamentando pela grana que teria que gastar. Busquei na internet os sintomas que o celular estava apresentando e segui algumas dicas e consegui fazê-lo ligar. Menos uma preocupação.

Hoje eu pretendia voltar a caminhar, mas não fui. Estava realmente calor... tem hora que a gente se sabota, mas hoje não foi o caso. Tá realmente um sol infernal, até comprei uma sombrinha nova (o maior guarda-chuva que encontrei na loja). Minha aluna disse que a partir de quarta-feira o tempo vai mudar e vai ficar mais frio... ai volto a caminhar.

Terminei de ler mais uma HQ da coleção da Marvel e amanhã a Valéria disse que chega a nova edição. Se não me engano é a segunda parte de uma do Hulk. A primeira parte saiu umas duas edições atrás, mas não a li porque estava esperando ser lançado a segunda parte pra ler tudo junto. Amanhã deve chegar o novo livro da Saga do Monstro do Pântano - e espero que chegue a quarta edição de Assassination Classroom. Comecei a assistir a nova temporada de Looking e estou fazendo pequenas maratonas de Witches of East End (uns 3 episódios por vez... não é uma série que eu goste muito e por isso não animo assistir tudo de uma vez).

Voltei a estudar Alemão pelo Duolingo. Ontem eu refiz as lições que eu já havia feito anteriormente e hoje já fiz todo o "segundo nível". Pretendo fazer um nível por dia e vou começar a estudar pelos livrinhos que comprei a uns dois anos atrás. Quero tentar chegar ao final do ano ao menos em um nível intermediário na língua. Pra fazer uma inserção maior, estou separando músicas, filmes e séries em alemão. Fui a livraria tentar comprar uma gramática de alemão só que não tinha. Música me ajuda bastante... percebi isso fazendo os exercícios. Sabia algumas respostas por causa de músicas.

E falando em música, "descobri" uma música da Kate Bush esses dias. Ela tem uns b-sides e demos que eu nunca dei muita bola e uns dois dias atrás eu coloquei as músicas para tocarem aleatoriamente e acabou tocando essa música... comecei a prestar atenção na letra e me identifiquei muito. "Não demoraria muito para te dizer onde encontrar. Te dizer onde iremos nos encontrar. Essa garotinha dentro de mim está se retirando para seu lugar favorito. Vá para o jardim, sob a hera, sob as folhas, longe da festa. Vá direto até a rosa, direto até a rosa branca. Eu sento aqui sob o trovão, o verde pálido, eu sinto ele ao meu redor. E não é fácil pra mim abrir mão de um segredo, não é seguro...". Under the Ivy foi um b-side do álbum Hounds of Love e quem quiser ouvir é só clicar aqui.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Aparelhada...




Terminei de ler 1 Litro de Lágrimas. Ele acaba tendo um ar de autoajuda... a Aya é bem fresca, chora por qualquer coisa, o que piora quando ela se depara com uma doença que não tem cura. Eu esperava mais, por um lado. Por outro, é uma adolescente então não dá pra exigir muito. Pela idade ela é até um tanto precoce em alguns momentos, e escreve versos bem bonitos. O dorama acaba sendo mais intenso (e a trilha sonora deixa mais lindo).

Comecei a ler um novo mangá. Chama Doubt e é sobre um grupo de jovens que jogam um jogo de celular chamado Rabbit Doubt onde um lobo está disfarçado dentro de um grupo de coelhinhos e vai matando um e o objetivo é descobrir quem é o lobo. É tipo aquele jogo de tabuleiro Detetive, só que para celular e com coelhinhos... ai esses jovens decidem se encontrar para se conhecerem, mas acabam sequestrados e presos dentro de um prédio e se veem tendo que jogar Rabbit Doubt na vida real: um deles é o lobo disfarçado e vai matando um a um. Já havia ouvido falar desse mangá (acho que foi uma crítica negativa de uma youtuber de literatura que eu sigo - mas ela não gostou de Assassination Classroom então a vadia não sabe nada) e o que mais me chamou atenção é que na capa já fala que são 4 edições apenas.

Também comprei uma HQ do Batman. É a primeira HQ da DC Comics que comprei, até agora eu fiquei só nos da Marvel (e da Vertigo). Aparentemente, em breve vai começar uma coleção da DC no estilo da coleção da Marvel que eu estou fazendo. Já vi que vou precisar economizar nas bobeiras pra conseguir comprar as duas coleção simultaneamente. Também comprei (e já li) o gibi da Monica's Gang.

Como meu Instagram só tem foto da minha gata, sempre que vou ler alguma coisa, agora eu posto uma foto do livro/HQ/Mangá/Revista. É uma forma legal de mostrar o que ando lendo, motivar outras pessoas a lerem e me motivar a ler (quando fazemos compromissos públicos a gente tende a cumpri-los).

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

1° Janine's Day do ano!

Hoje foi Janine's Day. Apesar de eu estar sem nada na quarta-feira, até a aula que eu dava de manhã já acabou, eu estava um pouco desanimado de sair... não é bem preguiça, era um desânimo meio depressivo. Quase me sabotei e desisti de ir. 


Respirei fundo e pensei um pouco: o ano mal começou e ainda não saí pra fazer algo com meus amigos... e eu não vejo a Jéssica (a irmã da Janine) a mais de um ano. Percebi que era melhor deixar de inércia e ir. Fui.

Assistimos ao filme Operação Big Hero. É uma animação bem divertida, engraçada. Os gráficos são impressionantes, os cenários em diversos momentos parece real. O 3D foi desnecessário. Ele dá a noção de perspectiva, mas não de profundidade. Você percebe que existe um primeiro plano, segundo plano, terceiro plano... mas é isso. Até nos trailers teve cenas em que o 3D foi mais interessante, dava noção de profundidade, de coisas saindo da tela. No filme deve ter tido umas 3 cenas bem breves em que aconteceu algo assim.

Por ser animação, não vi problema em ser dublado. Contudo, o preço do ingresso não foi legal: 14 reais. Perdi meu crachá da faculdade (que eu tinha renovado para até o final desse ano!) e não pago mais meia. Um saco isso. 

Comecei a ler 1 Litro de Lágrimas. A Janine me emprestou ele no ano passado, cheguei a começar a ler mas parei. Agora eu recomecei e avancei. Quero tentar terminá-lo amanhã. Já assisti ao dorama, então já sei a história. Ainda assim é um tanto angustiante.

O livro é uma coletânea de textos do diário de uma garota que foi diagnosticada com uma doença incurável que vai tirando os movimentos do corpo ao ponto da pessoa ficar quase em um estado vegetativo, mas com a mente saudável. Ela começa a sentir a doença na adolescência, aos 14 anos. E seu diário é tão triste porque ela estava em uma época em que tinha muitos planos e sonhos e foi sendo privada de tudo o que queria sem poder fazer nada. Estou na metade, assim que terminar de ler volto a falar um pouco mais.


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Hora de dormir

Sempre fui uma criatura da noite... entretanto, vivo em uma sociedade diurna, então tenho que me adaptar. Problema de sono é muito comum e parece piorar, todos meus amigos reclamam disso. E dormir mal te deixa um bagaço e a longo prazo, faz outros danos também.

No semestre passado, com a ansiedade e os compromissos, meu relógio biológico pifou. Todo dia eu ia dormir umas 5 da manhã e acordava cedo. Essa rotina se manteve e agora está sendo difícil consertar o estrago. No texto de hoje vou falar um pouco sobre algumas informações que coletei durante o tempo com relação ao bom sono. Espero que isso possa ajudar alguém.

Le Rêve, Pablo Picasso

A primeira coisa a se levar em conta, é o próprio material que você usa pra dormir: cama, colchão, travesseiro, cobertores, pijama, etc. Minhas preferências mudam com o tempo: já gostei de dormir sem camiseta, achava impossível dormir vestido. Hoje em dia já é o contrário: não durmo sem camiseta de forma alguma. A posição que eu durmo costuma mudar com o tempo também. Hoje em dia estou dormindo de lado, um tempo atrás eu dormia de barriga pra cima todo torno, fazendo um "C". Costumo gostar de peso em cima de mim na hora de dormir. Preciso de cobertor pesado (o que as vezes é um problema no calor). Mas isso tudo vai de cada um, acho que cada um sabe o que lhe agrada, é importante deixar a cama confortável, esse é o primeiro passo.

Li que dormir de lado é a melhor posição e usando um travesseiro da altura do ombro e um entre as pernas para não entortar a coluna. Uma curiosidade (que funciona comigo) é que deitar com o lado direito pra baixo te faz dormir mais rápido/melhor.

A iluminação é um fator importante. A luz estimula a produção de um hormônio que te desperta, enquanto o escuro estimula a produção de um hormônio que te deixa sonolento. Eu queria deixar minha cortina aberta, mas tem um poste bem em frente a ela e a luz bate bem na minha cara. O bom da janela aberta é que, quando o sol nasce, a claridade te estimula a acordar... sair da cama cedo é importante pra ir dormir cedo também.

Praticar exercício é legal. Ajuda a gastar energia, circulação e tudo o mais. Associado a uma boa alimentação é ainda melhor. Um corpo saudável ajuda a ter um sono saudável. Não ir dormir depois de ter comido muito ou sem ter comido nada. Barriga cheia ou vazia é problema na hora de dormir. Não fumar e não beber álcool te ajuda a ter um sono melhor. Beber água durante o dia também

Dizem que é bom tirar as distrações do quarto e usar a cama só para dormir. Isso ajuda o cérebro a perceber que na hora que você vai pra cama é a hora de dormir. Eu não me importo muito com isso. Gosto de ler na cama, mas eu celular costuma ser um problema porque, se chega alguma mensagem eu tenho que ler. Se me vem algum pensamento na cabeça, preciso checar, procurar no google e acabo me distraindo de ir dormir.

Fazer uma "rotina do sono" é recomendado.Um ritual antes de ir dormir: desligar os aparelhos, ler um
pouco, alguma coisa que te "desacelere". As vezes eu tento criar essa rotina e termino ficando ansioso porque quero fazer mil coisas: um chá, uma leitura, ai me dá vontade de ir ao banheiro, a leitura fica interessante demais, me dá fome...

Pela manhã, não coloque o despertador no modo "soneca". Coloque ele pra despertar no horário que você vai levantar mesmo. No passado eu colocava o relógio pra despertar meia hora antes e ia colocando na soneca. É tempo perdido, o melhor é tentar dormir direto até o último instante.

A temperatura do quarto é um fator importante: calor dificulta a dormir. Não tenho ar condicionado, então durmo de ventilador. Sempre. Falando em temperatura isso me lembra uma coisa que sempre funcionou comigo: tomar banho quente antes de ir pra cama. A água quente eleva a temperatura do corpo e quando você vai pra cama a temperatura do corpo cai rápido, o metabolismo diminuiu e o sono vem...

Não dormir é uma forma de dormir também. Ficar acordado direto pode cansar o corpo pra dormir melhor depois. O jeito é acordar cedo e ficar com sono o dia inteiro e tentar deitar cedo.E ficar fazendo isso durante vários dias até o corpo acostumar. É preciso criar o hábito (e li que o corpo só se acostuma a um habito novo depois de 60 dias...). Leva tempo, é preciso persistir.


Você tem dificuldade pra dormir? Tem alguma dica de como lidar com o sono que não vem? Contar carneirinhos?

[Pretendo revisitar esse texto no futuro. Reescrever algumas partes, acrescentar outras, etc...]

Elm Street

Ufa! Já assisti 7 filmes de A Hora do Pesadelo. Agora está faltando Freddy vs Jason e o remake de 2010. É exaustivo assistir tantos filmes assim, da mesma série, um depois do outro. Especialmente quando é visível que inicialmente nunca foi pensado como uma série. A partir do segundo eles sempre matam o Freddy e o seguinte arranja uma desculpa para ressuscita-lo. O problema é que, em quase todos os casos, a desculpa não cola. O primeiro era bastante denso, do segundo pra frente a coisa foi ficando diluída, cada vez mais fraco (embora sempre querendo ser mais grandioso). No fim tinha muita história a ser desenvolvida e pouco espaço pra terror, gore e tudo o mais. Não tinha clima de nada.
 
Ainda como resultado do meu trabalho de secretário, minha chefe agora tá me achando com cara de babá pra filha delas. Acha que já tem intimidade para pedir "favorzinho". Hoje, assim que terminei de dar minha aula e fui assinar o ponto, ela veio perguntar se eu podia ficar de olho nas coisas por uns minutinhos enquanto ela ia "buscar um pão pras meninas". Acho que tenho que começar a cortar as asinhas dela... não estou sendo pago pra isso e tenho meus compromissos, não posso ficar fazendo caridade pra ela.

Meu sono está muito desregulado. Sinto sono a noite, mas não consigo dormir. Acordo tarde. Fico com sono o dia inteiro. se eu deitar, cochilo. Com base nisso, acredito que o primeiro texto "instrutivo" do blog esse ano será sobre sono. 

Na verdade, ainda tenho muita coisa bagunçada na minha vida. Preciso ajeitar isso e criar uma nova rotina. Depois transformar essa rotina em hábitos. Acredito que o blog vai me ajudar nisso... li que dizer publicamente que você vai fazer alguma coisa te incentiva a levar a sua palavra até o fim porque os outros podem te cobrar... espero que me alguém leia esse blog e comece e me cobrar.

domingo, 11 de janeiro de 2015

Narcisa!

Hoje foi um dia de trabalho suave. Muitos alunos faltaram. Muitos Mesmo. Teve uma turma que só foi dois alunos. E a turma que esta complicada, ficou legal. Espero que continue assim de agora em diante, se for, vai dar pra desenvolver bastante com eles. Quase não tive que olhar pra cara da diretora, já foi um bônus. Preciso de algo para a garganta... percebi que ando desgastando ela bastante, mesmo falando baixo e tomando bastante água.

Comecei o projeto de cinema "A Hora do Pesadelo". Acabei de assistir ao primeiro filme e adorei. Assisti a alguns filmes do Fred a muito tempo atrás, lembro vagamente de uma cena ou outra então está praticamente sendo como a primeira vez que assisto. Vou tentar assistir a todos os outros amanhã (acho que não vou conseguir, depois de três filmes já começo a ficar cansado).

Estou começando a ficar ansioso porque quero fazer tanta coisa que não sei o que fazer primeiro e parece que todo tempo do mundo não vai ser suficiente. Acho que vou começar a botar tudo no papel, estipular algumas datas, deadlines. Coisas que me ajudem a me organizar, me orientar e facilitar para que eu cumpra com os que estou me propondo.

Com essa coisa de escrever aqui no blog todos os dias, tive vontade de escrever coisas úteis de vez em quando. Ou ao menos que são úteis pra mim. Algum texto sobre organização, dicas para dormir bem... algum tema que envolva pesquisa, me faça aprender um pouquinho e depois vir compartilhar o que aprendi.

P.S.: Acabei de descobrir que minha gata gosta de se olhar no reflexo do vidro da porta da cozinha.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Trabalho, secretário e chefe.

Segundo dia fazendo serviço de secretário e minha chefe já tá com intimidade comigo. Dá até tapinha no braço quando falo alguma coisa que ela acha engraçado... até fez questão de me mostrar que a calça que ela comprou a pouco tempo tá rasgando na xoxota. Nesse convívio também descobri um pouco mais da personalidade dela: aos 18 anos o pai ficou sabendo que ela tava "falando" com um rapazinho na escola e então proibiu ela de estudar. Um cara que era apaixonado por ela falou que se ela casasse com ele, ele deixaria ela estudar e faria tudo por ela. Casaram. Ela fez duas faculdades: Letras Português/Inglês (!!!) e Pedagogia (!!!). Engravidou por acidente, ela disse que não queria filho de jeito nenhum. Depois que ela conseguiu tudo o que queria, deu um pé na bunda do cara e casou com outro.

Ela disse que tem vergonha que falar que a licenciatura dela é em Inglês, porque ela não sabe absolutamente nada de Inglês. E pelo jeito que ela fala no telefone (e em qualquer outro lugar), também não aprendeu nada de Português.  E os discursos dela como "nem parece menina", pra quem cursou Letras é inadmissível, impossível passar pelo curso sem ver Linguística Aplicada e sair de lá falando uma coisa dessas. E a forma que ela trata as filhas e os alunos mostra que a pedagogia não serviu de nada. Foram faculdades particulares daquelas que ninguém nunca ouviu falar... praticamente é um eufemismo pra compra de diploma.

Hoje ajudei a fazer alguns diplomas. Como são feitos? O aluno pagou tudo? Pode fazer. Qual a carga horária que ele vai receber? "Eu lembro da cara desse ai. Acho que ele não vinha muito não. Coloca uns 65% de presença." Não importa as notas. Não importa nada. Importa o pagamento. Mais um professor sair. Os dois secretários estão de "férias" (a.k.a. demitidos). 

Um professor deixou currículo lá essa semana. Ela gostou dele. Quando ela chamou o cara pra assumir as aulas? Hoje. Para começar amanhã. Pelo telefone ele disse que estaria ocupado no sábado e, talvez, não pudesse começar. Assim que ela terminou de falar com ele e desligou o telefone, veio comentar comigo sobre como ela odiava essas pessoas que falam que tem disponibilidade de tempo, mas que na hora que ela chama eles falam que tem compromisso. Respirei fundo. Contei até 10. Queria ter dito que as pessoas podem ter disponibilidade de tempo, mas ninguém fica 24h de plantão esperando ela decidir se vai chamar ou não. Ter disponibilidade de tempo não significa que a gente fica o dia inteiro a toa coçando o saco.

Hoje ela ficou o dia inteiro fazendo cobranças, falando pros inadimplentes que, se não pagarem vão pro SPC, que é melhor voltar às aulas porque se cancelar tem multa de quebra de contato, etc. Estou muito curioso pra saber como vai ser as turmas amanhã. Por um lado acho que muitos vão faltar porque ainda estão de férias. Por outro, acho que, devido as ameaças, muitos alunos que não estavam mais frequentando vão vir... e já vejo problemas nisso: esses alunos já estão atrasados e eles não querem estar ali de forma alguma, estão sendo obrigados e isso vai refletir totalmente na interação deles comigo.

Hoje fiz umas comprinhas... mais um da coleção de graphic novels da Marvel, mais um do Sandman, o do Adventure Time comprei por impulso e me arrependi... estou na dúvida se compro a HQ de Star Wars que foi lançada. A capa é muito bonita, mas achei meio fino pro preço que estão cobrando. Essa revista de 100 filmes comprei pensando um usá-la como um guia de filmes em 2015, um projeto de cinema para o ano. Muitos dos filmes listados eu já assisti, mas estou com vontade de assistir tudo que está nela e na ordem. Fiquei sabendo que o terceiro livro da Saga do Monstro do Pântano já está disponível em alguns lugares. Mas ainda quero manter o projeto de leitura: o livro da Janine primeiro. Tentarei lê-lo no final de semana.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose

Hoje foi um daqueles dias. Ainda estou na vibe de férias, mas só na vibe porque a realidade tá bem puxada. Falei ontem que minha chefe me pegou pra fazer trabalho de secretário e foi o que fiz hoje. Fiz listas de chamada, cadastrei aluno, fiz boletos bancário... um tédio e um tédio cansativo. E continua amanhã, culminando em 5 aulas no sábado.

Espero que isso me renda algum dinheiro extra. Percebi que estou muito descontrolado financeiramente. Ando gastando com coisa a toa. Acredito que esse mês devo ter gastando uns 200 reais ou mais no restaurante aqui do lado, por exemplo. Vou me policiar mais, tentar juntar um pouquinho. A uns anos atrás decidi que toda nota de 2 reais e moedas iriam para para meu cofrinho e com isso consegui juntar um dinheiro pra comprar bobeiras. Isso foi em uma época que eu recebia apenas a bolsa da faculdade e a bolsa sempre ia direto pra conta e eu sempre comprava as coisas com o cartão, era raro eu ficar com dinheiro em mãos. Agora recebo meu salário em dinheiro... acabo gastando mais e sobrando mais moedas e notas de 2 reais. Comecei a juntar de novo e acredito que no final do ano vai dar pra comprar alguma coisinha legal.

Ontem fiquei pensando no meu amigo que virou pai... e me deu vontade de ser padrinho. Mimar bastante meu afilhado. Não tenho vontade de ser pai e, como professor, já tenho uns 50 filhos ou mais então não preciso de um propriamente meu. Nem gosto tanto de criança assim. Mas saber que alguém me presentearia com o título de padrinho faria eu ter vontade de cuidar da criança. Acho que é hora de começar a pressionar meus amigos e amigas para engravidarem...

Queria ter lido o livro da Janine, mas nem tive tempo. Espero que semana que vem eu finalmente faça isso... tenho uma porção de assuntos pendentes. Preciso amarrar essas pontas soltas.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Ontem você me viu...

Eu falo mal do meu trabalho e tem gente que acha que é exagero, birra ou frescura. Que tudo é porque sou um bocadinho preguiçoso. Mas a coisa é séria. Hoje a diretora me chamou pra contar que demitiu o secretário e a secretária porque eles não estavam fazendo absolutamente nada e que a parte de documentação da instituição estava uma bagunça. Ela já tem uma nova secretária em mente, mas não quer que ela chegue e veja tudo bagunçado... sobrou pra mim.

A partir de amanhã irei pra lá para tentar botar a documentação em ordem. Ela disse que vai pagar o dia (provavelmente será vários dias de trabalho pra poder ajeitar tudo). Não foi mencionado os valores... mas se eu trabalhar o dia inteiro, vou querer uns R$200 no mínimo. Estipulo esse valor com base no que eu ganho por hora dando aula. Não nego que estou com um pouco de preguiça, tinha planejado tirar quinta e sexta parar assistir séries. Entretanto, a questão financeira me anima bastante. Um extra logo no começo do ano vem bem a calhar.

Hoje li A Saga da Fênix Negra e me decepcionei bastante. Já disse que meus heróis favoritos são os X-Men e sempre ouvi falar que a Saga da Fênix Negra é uma das histórias mais importantes do grupo... mas não me empolgou. O principal motivo é que o texto é muito infantil... quase didático. A cada edição as coisas das edições anteriores são explicadas, resumidas em uns diálogos que só servem pra isso. Eu entendo que a revista era periódica, alguém poderia começar a ler a partir da edição X e precisa do contexto pra entender o que está acontecendo, mas isso devia ter sido feito em um resuminho na primeira página e não na própria história. E pra tudo existe um asterisco falando em qual edição aconteceu o evento que o personagem se referiu. Isso deixa as coisas lentas. E o drama de novela mexicana é enjoativo. A Fênix é a criatura mais poderosa do universo, mas vive apanhando... Acho que esse arco foi escrito na época que HQ era visto como coisa de criancinha. Achei uma história longa, arrastada e fraca. 

 Meu projeto de leitura agora é ler o livro que a Janine me emprestou. E o plano de cinema é mais longo: primeiro é assistir a série A Hora do Pesado e depois ler a minha coleção Grandes Livros no Cinema, da Folha (inclusive vou tentar completá-la... está faltando alguns números ainda)

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Valentina

Falei com um amigo que eu não via a uns dois anos. Ele tinha "desaparecido", deletou facebook e tudo o mais, e ai perdi o contato. Agora ele voltou, acabei puxando assunto. Conheci ele na sexta série, já faz 10 anos. Agora ele é pai. É tão estranho ir vendo meus amigos seguindo seus caminhos na vida. Principalmente quando acontece uma coisa tão importante, como ser pai.

Tenho muitos conhecidos, gente que vejo na rua e nem lembro o nome e quando a gente se cruza eu desvio o olhar para evitar abertura para maiores contatos. As vezes acho que fazem o mesmo, ou então nem chegam a me reconhecer. Mas da época de escola, as pessoas que eu considero amigas mesmo são poucas, dá pra contar nos dedos de uma mão.

Na verdade acho que existem três grupos: os conhecidos, os amigos e os latentes... Os latentes são pessoas que eu gosto, mas não faço muita questão. Se os encontro na rua vou cumprimentar e bater papo. São pessoas que, no passado, foram amigas só que não tão próximas assim. E dos amigos, a única pessoas que eu realmente mantive contato (virtual e pessoal), foi a Janine. 

Por outro lado, tem pessoas que eu considerava melhores amigos. Hoje em dia tenho contato só de vista. Pessoas que era tão familiares, que eu confidenciava tudo e agora parece que eu não conheço, são estranhas.

E a vida vai seguindo. Tem gente se formando, gente tendo filhos, alguns se casando, ouço alguns comentando sobre trabalho. Como diria Freud, você se conhece se reconhecendo no outro (acho que foi ele que disse algo assim). É nessas horas que eu percebo que estou crescendo, ficando velho (nessas horas e quando penteio o cabelo e uma porção de fios ficam no pente).

Percebi que quanto mais o tempo passa, mais difícil fica fazer novos amigos e também manter as velhas amizades. Muitas responsabilidades, compromissos, coisas de gente grande vai fazendo a distância aumentar. O jeito é batalhar pra não deixar as relações enfraquecerem.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Pog

Terminei o segundo livro da Saga do Monstro do Pântano e foi tão fantástico quanto o primeiro. Teve um capítulo em que aparece uns bichinhos bem fofos, eram personagens de um chargista e foram homenageados na Saga do Monstro do Pântano.  O bichinho conta uma história tão triste e depois acabam tendo um final tão triste também que acabou me deprimindo um pouco.

Estou gostando muito de Monstro do Pântano. Agora aguardo o terceiro livro... enquanto isso assisti ao filme The Swamp Thing e a continuação The Return of the Swamp Thing. O primeiro é ruim, foi o amor pelo personagem que me fez assistir até o fim. A direção é muito ruim, não existe nada ali que justifique um filme de terror. A continuação foi mais elaborada, mais interessante (e tem uns diálogos bastante cômicos), uma maquiagem mais trabalhada. Parece que o diretor ao menos tentou. Curiosamente, o primeiro recebeu melhor crítica que o segundo. Até a nota no IMDb do primeiro filme é maior que o do segundo... vai entender. Pretendo fazer uma crítica completa em breve.

A próxima HQ que vou ler é A Saga da Fênix Negra, dos X-Men. Eles são os meus favoritos e esse arco é um dos mais famosos da história dos mutantes e a Jean é uma das minhas personagens predileta. Depois pretendo assistir ao filme que a Janine me emprestou (a muito tempo atrás) e depois vou me dedicar a assistir a série A Hora do Pesadelo. Já baixei os filmes, só falta a pipoca. Também pretendo ler o livro que a Janine me emprestou (a muito tempo atrás, junto com o DVD).

Hoje também teve o retorno ao trabalho. Foram três alunos, sendo que um era novato. Vai ser complicado passar matéria nova, os alunos devem voltar mesmo só lá pra fevereiro, quando voltam as aulas nas escolas. espero não ficar lá por muito mais tempo.

E amanhã é mais uma possibilidade de fazer coisas incríveis!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Primeiro domingo

Último dia de férias. Amanhã é a primeira segunda-feira do ano e vai ser o momento de por em prática vários projetos. Vou ser realista: o final de semestre me desregulou totalmente e as semanas de férias me deixaram totalmente em inanição e vai ser difícil fazer tudo o que quero amanhã por causa disso. Estou todo desregulado, sem condicionamento pra nada.

Ainda assim, vai ser um momento pra começar a colocar tudo em ordem. Em especial, meus horários de dormir. A alimentação também e vai dar pra retomar a caminhada e exercícios. Acredito que consigo perder um ou dois quilos bem rápido assim que colocar essas coisas em prática.

Também pretendo me dedicar ao alemão novamente. Talvez estude um pouquinho de espanhol e latim. Estudar vai me fazer bem. Quero desenhar e escrever. Não pretendo ser um artista, mas quero trabalhar o meu lado criativo. Faz muito tempo que parei de estimular minha criatividade, uma coisa muito prejudicial pra qualquer um.


Hoje comecei o segundo livro da Saga do Monstro do Pântano e estou adorando. Eu fico confuso as vezes porque não decoro nome dos personagens e as vezes ela mesmo demora a dar as explicações, mesmo assim é uma história muito boa. Me arrependo de não ter descoberto a nona arte mais cedo.

Assisti Annabelle e MIB3. Annabelle é bem fraco se comparado com The Conjuring. É uma Bebe de Rosemary água com açúcar. Tem alguns jumpscare, mas não cria o clima de terror. No geral é a mesmice: porta abrindo e fechando, luz piscando, boneca se mexendo. O desfecho é bem bobinho. A Vera Farmiga fez falta também.

MIB3 não se afasta do que foi os dois primeiros filmes. Bem Sessão da Tarde, pipocão. Alguns furos na história, pontas soltas e certamente gastaram mais no salário do Will Smith do que nos efeitos visuais.

Não sei se assisto mais um filme ou continuo lendo Monstro do Pântano - inclusive estou baixando o filme dele. Parece bem trash, então deve ser legal e até teve uma continuação...

Coloquei a página "Registros 2015) ali do lado do blog. Ela vai ser a substituta da página "Metas", uma forma de organizar melhor. Agora separando filmes de séries e livros de HQs. Vamos ver se, ao final do ano, tenha muitos títulos em todas categorias.

Tenham uma boa noite e uma semana bárbara!

domingo, 4 de janeiro de 2015

Mais pipoca

Já sinto os ventos do fim das férias... minha chefe me ligou esses dias perguntando se eu sabia de alguém que gostaria de dar aula de informática. Só no tempo que trabalho lá já deve ter passado uns 5 professores de informática. Ninguém para lá... a direção é péssima, o salário idem. Como se já não bastasse minhas obrigações, tenho que achar professor também? Durante minhas férias? Nem a pau. Em breve quero sair de lá também.

Li as edições de The Walking Dead que eu estava atrasado. Como sempre, a história é ótima. Achei que ia começar a ficar parada, mas não foi isso que aconteceu. as intrigas aumentam, a mitologia se expande. A HQ é muito mais realista e visceral que a série de TV, embora a série talvez tenha começado a introduzir uma trama que só foi aparecer agora na HQ. 

Também assisti mais três filmes hoje: Oldboy, Robocop e Divergente. Foram filmes melhores que os de ontem. Oldboy é um remake americano de um filme oriental... é bom, entretanto, dá pra perceber que no original era melhor. Os americanos tentaram encaixar algumas coisas para a cultura deles, mas ficou visivelmente mal colocado... ainda assim a história surpreende com as reviravoltas (a ideia geral é meio idiota, só que dá pra divertir mesmo assim).

Robocop me surpreendeu muito. Assisti o original a muito tempo atrás e não lembro de nada dele então não tive influencia do "original" sobre o remake (como as pessoas mais velhas possam ter tido). Achei a história bem desenvolvida, os efeitos visuais bem feitos, a atuação. E a direção brasileira! Não assisti os Tropa de Elite, só uma cena ou outra, e percebi semelhanças e isso eu achei negativo porque fica parecendo que o diretor não tem muita versatilidade. Fora esse pequeno detalhe, gostei bastante.

Divergente eu acabei de assistir. Que filme longo! A história me lembrou um pouco Admirável Mundo Novo, com a sociedade de castas (até as roupas com cores diferentes). Um pouco de 1984, com as facções que lembram os ministérios, incluindo os sem-facção, que são os equivalentes aos proles de 1984. Adicione isso a qualquer história genérica pós-apocalíptica-pós-guerra e terá Divergente. Acho que funcionaria melhor como série de TV do que como filme. A história leva mais de 1h30 só pra menina decidir pra que facção ela vai. só dos 30 minutos finais é que a trama se desenrola. Acredito que nem o livro é bom. 

Amanhã pretendo assistir MIB III, Anabelle, Instrumentos Mortais e A Culpa é das Estrelas. Tenho que ler um pouco de Monstro do Pântano também.



sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Pegando no tranco.

Com meus pais a mais de uma semana longe de casa, tive que enfrentar a cozinha. Minhas habilidades não são muitas nessa área, mas consegui fazer um macarrão (não tão gostoso) que me nutriu. E não, não foi macarrão instantâneo. Macarrão normal mesmo. Meu fraco ainda é o molho. Nunca sei quanto extrato usar ou se as pitadas de açúcar e sal foram suficientes... mas consegui comer.

Acabei indo pra receitas que tenho mais afinidade: pipoca, chá mate e brigadeiro. Porque começar o ano engordando ajuda a emagrecer depois... no demais, tenho gastando uma boa grana na padaria e no restaurante japonês da esquina. A moça já até aprendeu meu nome. Isso me faz pensar que desenvolver habilidades na cozinha pode ser uma das metas desse ano.

Hoje assisti três filmes e não gostei de nenhum. Assisti The Maze Runner, As Tartarugas Ninja e Hercules. The Maze Runner foi interessante em alguns momentos, fiquei um pouco curioso para saber o que estava acontecendo, mas o desenvolvimento tirou o meu interesse bem rápido. Não consegui sentir empatia pelos personagens ou sentir a história crível. Talvez o livro seja mais convincente, mas o filme não conseguiu me conquistar.

As Tartarugas Ninja é aquele filme pipoca. É divertido. O problema é que alguns detalhes me fizeram tomar birra da história... a forma que eles querem espalhar o vírus, a forma que foi feito o antídoto... porque eles precisam injetar aquilo no Mestre Splinter sendo que ele já tem aquele "antídoto" no sangue? Acho que foi coisa de momento. Se tivesse assistido em outro momento talvez eu tivesse achado mais divertido ainda.

Hércules foi uma grande produção. A cenografia foi muito bonita, incluindo inspiração nos quadros do Alma-Tadema (adoro ele). Mas é isso... a história tenta tratar a lenda de Hercules de forma "real", como se o fantástico fosse apenas um mito criado discursivamente, e não real, de fato. The Rock deu um ar de filme trash... pra mim ele só serve pra comédia. Mas ainda sobre a história, não me prendeu. Tentaram fazer algo muito complexo, e acabou me deixando perdido. Na metade do filme eu nem sabia porque eles estavam guerreando. Teve um plot-twist bem brega e a mensagem de "trabalho em equipe" e "acredite em sí" ficou melosa. 

Terminei de baixar os volumes de The Walking Dead que estou atrasado e vou começar a lê-los agora. Terminei o primeiro livro da Saga do Monstro do Pântano e já vou começar o segundo. Semana que vem pretendo ler o livro da Janine. Esse final de semana quero assistir alguma série e segunda feira volto ao trabalho... é a vida.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Tudo novo

O que foi, foi. E se foi bom ou ruim, não importa mais. É passado. Agora tenho 365 novas oportunidades de fazer coisas extraordinárias. Me formei, meus caminhos estão abertos e isso me assusta um pouco porque o mundo é muito grande. Posso fazer tanta coisa, tenho um pouco de medo de me perder no meio de tudo isso. 

Mas como a epígrafe do blog diz: "I'll never know what I'm capable of if I don't go where I'm scared to be lost". É hora de enfrentar o medo e ir longe. Vou botar muitas coisas em prática, tirar muitos projetos do papel. Quero um ano produtivo e engrandecedor. Quero aprender coisas novas, fazer coisas novas. Quero ir aonde não fui.

A propósito, o blog está de nome novo. Nome provisório... ainda não consegui pensar em algo melhor. Algumas páginas também vão mudar de nome e propósito. A página "metas" passa a ser apenas "registros". Estou pensando em outros modificações pequenas, nada que tenha se consolidado em minha cabeça ainda.

Por hoje é isso. Hora de fazer acontecer... quem lê o blog está esperando o que de 2015? Quais os planos?

Feliz ano novo! Feliz 2015!

"Chegou à conclusão de que era um monstro, separado do resto da humanidade. Caiu sobre ele uma tristeza tremenda..."