Acho que é uma característica minha ter uma queda pelas Letras. Sou curioso com outras culturas, com outras história. As palavras possuem uma magia, um poder, uma força que nada mais tem. No fundo sempre soube que iria cursar Letras, desde sempre. Aprendi Inglês sozinho, tive muita curiosidade pelo Latim, fiz um ano de Espanhol, cheguei a fazer algumas aulas de Francês, tive interesse em Finlandês, tentei aprender Alemão.
Atualmente voltei a me dedicar ao Alemão. E dessa vez pretendo ir até o fim com isso. Já mencionei isso antes aqui no blog, e agora volto pra registrar mais formalmente o assunto. Ainda estou começando a pegar o ritmo e traçar um plano de estudo. Não tenho muita coisa decidido, mas o que já tenho colocado em pratica e pensado em colocar em prática, vou descrever a seguir.
DUOLINGO - O duolingo tem sido minha principal ferramenta de estudo atualmente. Pra quem não sabe, ele é um site e um aplicativo para smartphone com foco em ensino de línguas. Possui várias línguas disponíveis - mas nem todas disponíveis em português. É o caso do Alemão. Todas as atividades que faço precisam ser respondidas em inglês (o que pra mim não é problema).
A metodologia do Duolingo é bem dinâmica e intuitiva. Tem "tópicos", cada tópico possui algumas "unidades", cada unidade possui vários exercícios. Você pode errar até 4 vezes, caso erre mais "game over", precisa refazer toda a unidade. Terminando a unidade você ganha "lingots", uma moeda que pode ser trocada por diversas coisas (como unidades extras). No site existe outras atividades, explicações gramaticais, fórum. E tudo com um ar de joguinho, é bem legal.
Antes do Duolingo eu tinha tentado aprender Alemão com esse livro "Aprenda a Falar Alemão". Por preguiça acabei não indo muito longe, mas ele ensina até bem. Possui pequenas explicações gramaticais, exercícios, foca bastante no áudio. Da primeira vez que usei ele não fui muito longe, mas pude perceber que com ele é possível fazer um diálogo básico com alguém (o que não dá com o Duolingo no começo). Esse livro também traz algumas informações culturais assim como o Guia de Conversação. Esse guia tem vocabulário e algumas possibilidades de diálogos
Acho que uma dos materiais mais importantes quando se trata de aprender uma nova língua é ele: o dicionário. O meu é o Langenscheidt. É um dicionário bilíngue de bolso (mas que não cabe no bolso). Li que existem três versões desse dicionário: uma pequena, uma média e uma grande. A minha é a grande e é, aparentemente, o melhor dicionário para quem está começando a aprender a língua.
De início é esse o material que estou usando. Já andei olhando outros livros pra comprar, mas por enquanto fico nesses. Além disso, ando procurando muita música em Alemão. O mais comum é conhecer Rammstein... antes eu só ouvia algumas músicas deles, depois parei e fui ouvir com calma e acabei gostando de quase tudo. Descobri muita banda legal e umas já estão entrando no ranking das minhas bandas favoritas. Música é realmente o jeito mais legal de se aprender uma outra língua. Outro dia faço um post só com músicas.
Além de música, também comecei a assistir filmes em Alemão. É um bom exercício pra ver uma simulação de como é um diálogo real... assisti a um filme hoje e fiquei super feliz de entender uma palavra aqui, outra ali e até algumas pequenas frases. Queria assistir alguma série em Alemão... mas não é fácil achar e ainda mais com legenda (Português ou Inglês). Acredito que vou tentar assistir as minhas séries colocando legenda em Alemão. Estou seguindo alguns canais de youtubers alemães.
Tá meio tarde... acho que volto ainda essa semana pra falar mais sobre o assunto. Até lá vou tentar me rodear ao máximo com a língua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário