domingo, 4 de agosto de 2013

Provas

Começaram as provas do semestre. Das quatro que já fiz, acredito que fui mal em duas.

A primeira prova foi de Literatura Inglesa III e é a única que acredito ter saído vem. Motivo: a professora deixou fazer um grupo. A turma inteira (cinco pessoas) debruçados em cima de uma prova. As questões eram relativamente simples, mas nós levamos quase duas horas: cada questão nos levava a muitas discussões e diferentes pontos de vista e até conseguirmos compartilhar o que sabíamos e discutir no grupo e elaborar a resposta, gastávamos vários minutos em cada questão.

Também acho que me dei bem na prova de Língua Inglesa VII. A matéria é fonética e fonologia da Língua Inglesa. Só precisei evocar meus conhecimentos do terceiro período, quando fiz fonética e fonologia da Língua Portuguesa. É a mesma coisa, basta traduzir os termos.

A primeira prova que eu acho que me dei mal foi a de Literatura Brasileira III. Odiei o professor e isso criou um bloqueio em mim. A prova tinha três questões: uma era obrigatória responder, e tínhamos que escolher apenas outra das duas que restaram. Cada pergunta correspondia a um dos textos teóricos que tínhamos que ler. Li a obra literária (Dom Casmurro) e dois dos três textos teóricos.

Recebi a prova fui lê-la. Respondi a obrigatória. Sobrou as outras duas que eu tinha que escolher uma. Havia lido o texto teórico de uma delas, mas não da outra. Depois de ler as perguntas, decidi responder a questão a qual eu não havia lido o texto. E sim, acredito que irei tirar uma nota melhor nessa questão do que na da obrigatória.

A outra prova foi de Língua Portuguesa V. Assisti as aulas, li os textos, fiz os exercícios, fui às monitorias... mas sintaxe não é nada daquilo que a gente aprende na escola. Não é só sujeito, predicado (na verdade, a gente nem fala em predicado), objetos diretos, indiretos e verbos intransitivos. É muito mais complicado a situação e a professora não está interessada em que nós façamos análise sintática, ela não quer que nós saibamos achar o objeto direto, ela quer que nós saibamos o que é um objeto direto. Por qual motivo linguístico determinado termo é classificado daquela forma. Acho que aprendi, mas na prova tudo parecia objeto direto, um complemento nominal aqui, um adjunto adverbial acolá... conversando com os outros alunos, eles disseram a mesma coisa então, talvez eu não tenha saído tão mal quanto eu penso.

Semana que vem tenho prova de Literatura brasileira IV. Prevejo mais uma nota baixa... Também falta a prova de Literatura Africana, mas essa vai ser mais pra frente - a professora está em Londres e vai demorar um pouco pra voltar.

E as férias nunca chegam pra mim...

Um comentário:


"Chegou à conclusão de que era um monstro, separado do resto da humanidade. Caiu sobre ele uma tristeza tremenda..."