quarta-feira, 2 de maio de 2018

Devoção

Comecei o ano lendo dois livros arrastados: Retorno a Brideshead e As Quatro Estações. Dois livros que não falaram muito comigo, não conseguiram criar aquela conexões que faz a gente não querer parar de ler e que nos leva a refletir sobre o que lemos, não deixa um pouco diferente de quando começamos a leitura.

Por sorte, as leituras seguintes foram o oposto. Li O Alforje, de uma escritora iraniana, que tem uma narrativa muito interessante com nove personagens tendo suas histórias entrecruzadas quase no estilo de Os Contos de Cantuária. E em seguida li Só Garotos (Just Kids) da Patti Smith.

Só Garotos é uma autobiografia em que Patti foca especialmente na relação que ela tem com Robert Mapplethorpe. Eu não fazia ideia de quem era Patti Smith até ler o livro - o que é uma vergonha porque ela é bem famosa em diversas áreas da arte. Do Robert eu já tinha visto algumas fotografias mas sem saber que eram dele.

A escrita dela é muito sensível, delicada e bonita. A história cativante: deixou tudo pra trás para tentar uma vida incerta, passou fome, dormiu na rua. Viveu com o mínimo... mas mesmo na pobreza tinha seus livros, seus poetas e seus músicos. E transformou tudo isso em arte. Desenhou, pintou, fez instalações, colagens, escreveu muita poesia, escreveu teatro, fez música.  

Ela me deixou realmente inspirado. Várias ideias tem surgido na minha cabeça e pretendo colocar algumas delas em prática. Li o livro Devoção, também da Patti, e minha vontade de começar a criar coisas só aumentou. Por isso vou tentar escrever mais aqui de novo... ao menos essa semana eu devo escrever mais uma vez depois do meu aniversário.

Estou quase me atualizando nos livros da TAG (até chegar os 2 novos no começo do mês). Ler é tão bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


"Chegou à conclusão de que era um monstro, separado do resto da humanidade. Caiu sobre ele uma tristeza tremenda..."