terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Not now, but soon...


Hell-o. Final de ano sempre me deixa deprimido. É um período que me dá certa nostalgia. Pensei que estar atarefado com a faculdade iria fazer minha cabeça focar em outras coisas e passar o momento despercebido. Mas não teve jeito, a depressão me encontrou. Acho que o motivo disso é aquele sentimento de mais um ciclo se encerrando. Tem todas aquelas retrospectivas na televisão e ai você acaba fazendo uma retrospectiva da sua própria vida e fazendo o balanço do ano...



Acredito que não fiz nem metade do que tinha programado para fazer esse ano. 2012 começou até bem: estava seguindo tudo o que havia prometido no final de 2011. Aí veio a greve na faculdade e fiquei desleixado - parei de fazer exercícios e engordei uns bons seis quilos; não li quase livro algum e a história de ouvir um álbum por semana foi pro espaço.

Meu maior problema é a falta de foco. Me disperso com muita facilidade e procrastino muito. Antes de terminar esses dois primeiros parágrafos já fui pro computador da sala, olhei o facebook, e-mail, fui a cozinha, fui arrumar minha estante e mais uma porção de outras tarefas desnecessárias. Tenho um sério problema em concentrar nas tarefas. Alguns dias atrás percebi que, até conversando, tenho que ficar olhando pros lados, pra outros lugares porque, se ficar olhando só pra cara da pessoa, minhas pálpebras começam a doer (principalmente se for a outra pessoa que estiver falando e eu só ouvindo).

Minha autoanálise me diz que isso é muita energia acumulada. Já não sou tão recluso como costumava ser e agora preciso de mais espaço - e depois que fui assaltado acabei reprimindo essa necessidade de espaço. Minha primeira meta para 2013 é trabalhar esse meu lado emocional/psicológico/físico/espiritual. Vou tentar incluir alguns minutos diários de meditação, exercícios, incensos e chás. Autodisciplina é o que mais preciso pra conseguir obter exito nos meus projetos.

Em 2013 quero focar bastante nos meus estudos. É praticamente meu último ano na faculdade, estou com meu TCC em andamento e tentarei deixá-lo pronto até o final do ano e em 2014 faço só os últimos ajustes (se necessário) e a apresentação.

Esse ano tive mais uma prova de que, quando a gente corre atrás, as coisas acontecem - e é preciso dar tempo ao tempo para as coisas se configurarem de uma forma harmônica. Sai do PIBID de português - a Adriana, uma das minhas melhores amigas, entrou no meu lugar. Fui pro PIBID de inglês - fiz amizade com muita gente interessante. Entretanto, não me dei com a professora supervisora. Brigamos - ela foi desligada do projeto. Decidi prestar o PIBID de português de novo - passei. Uma outra amiga entrou no meu lugar e acabei ficando com a Adriana no PIBID de Português. No fim das contas tudo se encaixou de forma perfeita e fiz muita gente feliz. Mas é claro, foi preciso ir atrás.

A algumas semanas atrás eu estava com um montão de coisas na cabeça... e então apareceu um Janinesday inesperado. Incrível como algumas horas com pessoas que a gente gosta faz tudo ficar melhor. Ninguém sabe como eu estava... não vou dar detalhes. E então, algumas horinhas com Janine, Rafael e Jéssica e pronto. Ficou tudo tão mais leve. Isso vale também para um outro momento anterior em que um simples abraço da Maria Isabel fez todos os meus problemas desaparecerem. Teve também os momentos com os amigos no cinema, na mesinha da pizzaria... 2013 é um ano que quero passar em companhia de amigos.

Acredito que em 2012 não cumpri nenhuma meta como eu queria. Entretanto, foi um ano produtivo. Foi um ano que acrescentou muitas coisas em minha vida. Nesse novo ano tentarei fazer muito mais... estou mais confiante agora. Tem muitas mudanças a caminho e construirei muitas outras.

Ainda não decidi farei a lista de metas... tenho algumas coisas em mente. Tive problemas em como registrar os álbuns que ouvi, por exemplo. Acabei listando só os álbuns que gostei, ao invés de todos os que ouvi. A lista de filmes chegou quase a 200 títulos... e pensei, em 2013, escrever críticas aos filmes que assisti ao invés de apenas pô-los em uma lista. Isso já colaboraria com a meta de tentar manter o blog atualizado.

Por fim, o blog está mudando de nome. Not Now, But Soon. É uma canção da Imogen Heap... ela reflete bem o que comentei acima, sobre o tempo configurar as coisas. Não estou num estado de nirvana, mas vou correr atrás e, não agora, mas em breve, conseguirei o que quero. É preciso ter calma. Também quero mudar o layout. Ano novo, cara nova. Vamos tentar renovar a vida.

Um comentário:

  1. Sá, não posso falar da sua vida com propriedade, uma vez que só estou a par desta pelas suas postagens; porém, sempre admiro a sua auto-cobrança, e acho que você só precisa de uma injeção de adrenalina para conseguir cumprir suas metas, e então se satisfazer consigo mesmo e com a companhia dos outros.

    ResponderExcluir


"Chegou à conclusão de que era um monstro, separado do resto da humanidade. Caiu sobre ele uma tristeza tremenda..."