sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Hoje eu não vou escrever

Dia #4
 
Tenho um compromisso hoje e pensei em postergar o texto de hoje, até porque eu não tinha a menor ideia de qual assunto abordar aqui no dia quatro. Contudo, enquanto estava tomando banho acabei lembrando que essa semana eu não abri nenhum dos meus livros... comecei a sentir aquele peso na consciência, a culpa de não ter sido produtivo. De estar ficando atrasado no meu cronograma de leitura.
 
E assim, antes do banho terminar, eu percebi que tinha um tema para trazer hoje. Gostaria de ter mais tempo para elaborar o texto e a ideia um pouco melhor, mas acho que fazendo do jeito que estou agora vou conseguir combinar forma e conteúdo. Será que Poe se orgulharia de mim por isso?
 
Nesse mundo de conectividade 24h por dia, sete dias por semana a gente sente uma pressão pra ser produtivo a todo momento. Seja no trabalho, seja comparando sua vida com a dos seus contatos e sentindo que eles estão fazendo algo ou alcançando um novo patamar na vida. Aquela angustia aperta o peito com a sensação de que estamos ficando pra trás. 

Mas a vida não é uma competição pra ver quem consegue marcar todos os quadradinhos da checklist de imposições para a vida que a sociedade nos impõe como ideal: estudar > fazer faculdade > arrumar um bom emprego > casar > ter filhos // ter um carro / ter uma casa  / ter o novo modelo do iphone... 

Eu não preciso estar sempre fazendo algo, estudando, melhorando meu currículo, assistir todas as séries, todos os lançamentos de filmes da Netflix. Eu também não preciso ler todos os dias. 

Para o bem da saúde mental é necessário termos o direito ao ócio. É importante ter tempo para fazer absolutamente nada e não se sentir culpado por isso. Vai ter dias que depois do trabalho eu vou deixar o livro quietinho ali na cama e vou  jogar Noita no computador até uma da manhã. Ou simplesmente ouvir música. No fim das contas eu estou com as coisas do trabalho em dia, o livro não é tão grande assim, eu consigo pegar firme nele depois e terminar ainda esse mês. Eu posso me desligar por uma hora, um dia, uma semana se o estresse estiver me fazendo mal e eu precisar de uma pausa.

Faça ai uma reflexão sobre como está sua vida. Talvez você precise de uma pausa. Descansar é importante. 
 
Vai lá, descansa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


"Chegou à conclusão de que era um monstro, separado do resto da humanidade. Caiu sobre ele uma tristeza tremenda..."