segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Hora de dormir

Sempre fui uma criatura da noite... entretanto, vivo em uma sociedade diurna, então tenho que me adaptar. Problema de sono é muito comum e parece piorar, todos meus amigos reclamam disso. E dormir mal te deixa um bagaço e a longo prazo, faz outros danos também.

No semestre passado, com a ansiedade e os compromissos, meu relógio biológico pifou. Todo dia eu ia dormir umas 5 da manhã e acordava cedo. Essa rotina se manteve e agora está sendo difícil consertar o estrago. No texto de hoje vou falar um pouco sobre algumas informações que coletei durante o tempo com relação ao bom sono. Espero que isso possa ajudar alguém.

Le Rêve, Pablo Picasso

A primeira coisa a se levar em conta, é o próprio material que você usa pra dormir: cama, colchão, travesseiro, cobertores, pijama, etc. Minhas preferências mudam com o tempo: já gostei de dormir sem camiseta, achava impossível dormir vestido. Hoje em dia já é o contrário: não durmo sem camiseta de forma alguma. A posição que eu durmo costuma mudar com o tempo também. Hoje em dia estou dormindo de lado, um tempo atrás eu dormia de barriga pra cima todo torno, fazendo um "C". Costumo gostar de peso em cima de mim na hora de dormir. Preciso de cobertor pesado (o que as vezes é um problema no calor). Mas isso tudo vai de cada um, acho que cada um sabe o que lhe agrada, é importante deixar a cama confortável, esse é o primeiro passo.

Li que dormir de lado é a melhor posição e usando um travesseiro da altura do ombro e um entre as pernas para não entortar a coluna. Uma curiosidade (que funciona comigo) é que deitar com o lado direito pra baixo te faz dormir mais rápido/melhor.

A iluminação é um fator importante. A luz estimula a produção de um hormônio que te desperta, enquanto o escuro estimula a produção de um hormônio que te deixa sonolento. Eu queria deixar minha cortina aberta, mas tem um poste bem em frente a ela e a luz bate bem na minha cara. O bom da janela aberta é que, quando o sol nasce, a claridade te estimula a acordar... sair da cama cedo é importante pra ir dormir cedo também.

Praticar exercício é legal. Ajuda a gastar energia, circulação e tudo o mais. Associado a uma boa alimentação é ainda melhor. Um corpo saudável ajuda a ter um sono saudável. Não ir dormir depois de ter comido muito ou sem ter comido nada. Barriga cheia ou vazia é problema na hora de dormir. Não fumar e não beber álcool te ajuda a ter um sono melhor. Beber água durante o dia também

Dizem que é bom tirar as distrações do quarto e usar a cama só para dormir. Isso ajuda o cérebro a perceber que na hora que você vai pra cama é a hora de dormir. Eu não me importo muito com isso. Gosto de ler na cama, mas eu celular costuma ser um problema porque, se chega alguma mensagem eu tenho que ler. Se me vem algum pensamento na cabeça, preciso checar, procurar no google e acabo me distraindo de ir dormir.

Fazer uma "rotina do sono" é recomendado.Um ritual antes de ir dormir: desligar os aparelhos, ler um
pouco, alguma coisa que te "desacelere". As vezes eu tento criar essa rotina e termino ficando ansioso porque quero fazer mil coisas: um chá, uma leitura, ai me dá vontade de ir ao banheiro, a leitura fica interessante demais, me dá fome...

Pela manhã, não coloque o despertador no modo "soneca". Coloque ele pra despertar no horário que você vai levantar mesmo. No passado eu colocava o relógio pra despertar meia hora antes e ia colocando na soneca. É tempo perdido, o melhor é tentar dormir direto até o último instante.

A temperatura do quarto é um fator importante: calor dificulta a dormir. Não tenho ar condicionado, então durmo de ventilador. Sempre. Falando em temperatura isso me lembra uma coisa que sempre funcionou comigo: tomar banho quente antes de ir pra cama. A água quente eleva a temperatura do corpo e quando você vai pra cama a temperatura do corpo cai rápido, o metabolismo diminuiu e o sono vem...

Não dormir é uma forma de dormir também. Ficar acordado direto pode cansar o corpo pra dormir melhor depois. O jeito é acordar cedo e ficar com sono o dia inteiro e tentar deitar cedo.E ficar fazendo isso durante vários dias até o corpo acostumar. É preciso criar o hábito (e li que o corpo só se acostuma a um habito novo depois de 60 dias...). Leva tempo, é preciso persistir.


Você tem dificuldade pra dormir? Tem alguma dica de como lidar com o sono que não vem? Contar carneirinhos?

[Pretendo revisitar esse texto no futuro. Reescrever algumas partes, acrescentar outras, etc...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário


"Chegou à conclusão de que era um monstro, separado do resto da humanidade. Caiu sobre ele uma tristeza tremenda..."