sábado, 10 de janeiro de 2015

Trabalho, secretário e chefe.

Segundo dia fazendo serviço de secretário e minha chefe já tá com intimidade comigo. Dá até tapinha no braço quando falo alguma coisa que ela acha engraçado... até fez questão de me mostrar que a calça que ela comprou a pouco tempo tá rasgando na xoxota. Nesse convívio também descobri um pouco mais da personalidade dela: aos 18 anos o pai ficou sabendo que ela tava "falando" com um rapazinho na escola e então proibiu ela de estudar. Um cara que era apaixonado por ela falou que se ela casasse com ele, ele deixaria ela estudar e faria tudo por ela. Casaram. Ela fez duas faculdades: Letras Português/Inglês (!!!) e Pedagogia (!!!). Engravidou por acidente, ela disse que não queria filho de jeito nenhum. Depois que ela conseguiu tudo o que queria, deu um pé na bunda do cara e casou com outro.

Ela disse que tem vergonha que falar que a licenciatura dela é em Inglês, porque ela não sabe absolutamente nada de Inglês. E pelo jeito que ela fala no telefone (e em qualquer outro lugar), também não aprendeu nada de Português.  E os discursos dela como "nem parece menina", pra quem cursou Letras é inadmissível, impossível passar pelo curso sem ver Linguística Aplicada e sair de lá falando uma coisa dessas. E a forma que ela trata as filhas e os alunos mostra que a pedagogia não serviu de nada. Foram faculdades particulares daquelas que ninguém nunca ouviu falar... praticamente é um eufemismo pra compra de diploma.

Hoje ajudei a fazer alguns diplomas. Como são feitos? O aluno pagou tudo? Pode fazer. Qual a carga horária que ele vai receber? "Eu lembro da cara desse ai. Acho que ele não vinha muito não. Coloca uns 65% de presença." Não importa as notas. Não importa nada. Importa o pagamento. Mais um professor sair. Os dois secretários estão de "férias" (a.k.a. demitidos). 

Um professor deixou currículo lá essa semana. Ela gostou dele. Quando ela chamou o cara pra assumir as aulas? Hoje. Para começar amanhã. Pelo telefone ele disse que estaria ocupado no sábado e, talvez, não pudesse começar. Assim que ela terminou de falar com ele e desligou o telefone, veio comentar comigo sobre como ela odiava essas pessoas que falam que tem disponibilidade de tempo, mas que na hora que ela chama eles falam que tem compromisso. Respirei fundo. Contei até 10. Queria ter dito que as pessoas podem ter disponibilidade de tempo, mas ninguém fica 24h de plantão esperando ela decidir se vai chamar ou não. Ter disponibilidade de tempo não significa que a gente fica o dia inteiro a toa coçando o saco.

Hoje ela ficou o dia inteiro fazendo cobranças, falando pros inadimplentes que, se não pagarem vão pro SPC, que é melhor voltar às aulas porque se cancelar tem multa de quebra de contato, etc. Estou muito curioso pra saber como vai ser as turmas amanhã. Por um lado acho que muitos vão faltar porque ainda estão de férias. Por outro, acho que, devido as ameaças, muitos alunos que não estavam mais frequentando vão vir... e já vejo problemas nisso: esses alunos já estão atrasados e eles não querem estar ali de forma alguma, estão sendo obrigados e isso vai refletir totalmente na interação deles comigo.

Hoje fiz umas comprinhas... mais um da coleção de graphic novels da Marvel, mais um do Sandman, o do Adventure Time comprei por impulso e me arrependi... estou na dúvida se compro a HQ de Star Wars que foi lançada. A capa é muito bonita, mas achei meio fino pro preço que estão cobrando. Essa revista de 100 filmes comprei pensando um usá-la como um guia de filmes em 2015, um projeto de cinema para o ano. Muitos dos filmes listados eu já assisti, mas estou com vontade de assistir tudo que está nela e na ordem. Fiquei sabendo que o terceiro livro da Saga do Monstro do Pântano já está disponível em alguns lugares. Mas ainda quero manter o projeto de leitura: o livro da Janine primeiro. Tentarei lê-lo no final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


"Chegou à conclusão de que era um monstro, separado do resto da humanidade. Caiu sobre ele uma tristeza tremenda..."